domingo, 5 de fevereiro de 2017

A raiz de todo o mal...

Há alguns dias, um colega perguntou porque o identificador que escolhi para o usuário admin no disqus era "rute".  Para usuários *nix, a resposta é mais ou menos evidente: fiz um trocadilho com nome do usuário "root", aquele que possui permissões de alterar TODOS os arquivos no sistema de arquivos da máquina.


Mas porque "root" e não "admin" or "super"(user)?

Ferramentas básicas no sistema Unix são bem conhecidas por receberem nomes esquisitos (bash, grep, cat, jobs, ...), de sorte que já me acostumei com o fato. Conheço a origem de algumas, mas nunca tivera a curiosidade de procurar a resposta para essa pergunta aí de cima (ou de baixo, se estiver lendo de ponta-cabeça). E, pelo que entendi, a resposta parece estar perdida no tempo debaixo de algum tapete, assim como a primeira cueca cagada do MRJ.

Mas, achei este post no stackexchange.com...


Segundo o autor do referido, a origem do usuário "root" remonta ao nome do diretório original do usuário "root", que é o diretório "/" no Unix.

A propósito, o diretório raiz no Windows (pelo menos no tempo em que eu usava) costuma ser o "C:\". Já procurou saber porquê? Deixa pra lá... a história aqui é outra.

Voltando ao assunto... o nome do usuário administrador seria oriundo do nome do seu diretório "home". O Unix foi escrito pelos criadores da linguagem de programação C (saravá!) e o nome pode ter sido herdado de um sistema anterior no qual ambos trabalharam, mas alguém andou lendo a documentação e não achou traços de haver um usuário nomeado "root" por lá.

Hoje, recomenda-se que esse diretório "home" seja o diretório "/root".

Em suma, não encontrei um registro histórico da origem do nome desse usuário.

É interessante como muita coisa se perde na história, principalmente em se tratando de história da informática. Pasmem! Há tantos meios de registro digital por aí, mas o uso da maioria das coisas é tão corriqueira que normalmente não damos muita atenção.

Exemplos de perguntas que podemos nunca ter nos feito:
- qual a origem da carinha :-)  ?
- quem foi o primeiro troll? (...ou a origem do MRJ)
- qual o conteúdo do primeiro e-mail enviado?
- quem deu o primeiro ping?
- qual foi o primeiro bug? (opa, já sabemos dessa resposta)

Dizem que história é para museus, mas museus podem ser bem divertidos, principalmente para aqueles que não a viveram.

Edit: e como lembrou um nobre comentarista, a primeira venda na Internet foi de substâncias para fins recreativos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário